IP Capital Partners
PT EN

IP Capital Partners

A IP Capital Partners foi fundada em 1988 como a primeira empresa independente de gestão de recursos constituída no Brasil. O foco é o investimento em empresas de capital aberto e a dedicação é exclusivamente voltada para a atividade de gestão de recursos.

A IP é uma partnership. Todos os seus integrantes participam do resultado da empresa por meio de um sistema meritocrático. Aqueles que mais contribuem se tornam sócios ou associados da empresa. Buscamos manter um ambiente interno de harmonia e confiança mútua, com uma equipe de profissionais formada com a cultura e filosofia de investimentos da IP e altamente motivada a encontrar as melhores oportunidades de investimento em ações – tanto no Brasil quanto no exterior.

O IP-Participações, primeiro fundo da IP, foi lançado em fevereiro de 1993 e apresenta um dos históricos mais longos e rentáveis da indústria de fundos brasileira. Em 2006, a IP lançou sua estratégia long-short IP-Value Hedge, que além de investir em ações utiliza diversas estratégias de proteções.

A IP Capital Partners faz parte de um grupo econômico que conta ainda com o PIPA Global Investments que gere uma estratégia de investimentos em empresas estrangeiras desde 2001.

Os recursos sob gestão do grupo somam R$ 2,4 bilhões.

Nosso objetivo é obter altos retornos absolutos por meio de investimentos em ações.

Buscamos comprar participações, sempre com horizonte de longo prazo, em empresas onde identificamos as melhores combinações dos seguintes aspectos:

  • Bons modelos de negócios.
  • Gestores competentes, honestos e alinhados com os interesses dos acionistas minoritários.
  • Perspectivas favoráveis de médio e longo prazo.
  • Preços atraentes.


Acreditamos que análise independente, bom senso, disciplina e paciência são ingredientes fundamentais para bons investimentos.

Gestão de Risco

Bons retornos de longo prazo também são fruto da manutenção de riscos sob controle.

Não nos preocupamos com as flutuações de curto prazo dos preços dos ativos e das cotas dos fundos – que são inevitáveis –, mas sim com a possibilidade de perda permanente de capital. Buscamos controlar os riscos selecionando bons investimentos e adequando o tamanho dos mesmos de acordo com sua atratividade.

Adicionalmente, todos os sócios e associados mantêm a maior parte de seus patrimônios pessoais investidos nos fundos da IP. Sócios e associados da IP no Brasil estão ainda sujeitos a um prazo de resgate mais longo do que o aplicado a clientes. São políticas de alinhamento simples e eficazes para que todos se preocupem ativamente com os riscos incorridos.

Sócios Executivos

Bruno Barreto

Bruno entrou na IP em 2004. É formado em economia pelo IBMEC-RJ.

Christiano Fonseca Filho

Christiano é co-fundador da IP e atua como CEO.

Daniel Lessa

Daniel entrou na IP em 2008. É formado em engenharia elétrica com duplo diploma pela PUC-Rio e École Centrale Paris.

Gabriel Raoni

Gabriel entrou na IP em 2010. É formado em economia pelo IBMEC-RJ.

Pedro Cezar de Andrade

Pedro entrou na IP em 2002. É formado em economia pela PUC-Rio.

Rodolfo Marinho

Rodolfo entrou na IP em 2003. É formado em Tecnologia da Informação pela PUC-Rio e possui MBA Executivo em Finanças pelo IBMEC-RJ.